segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Juventude Bracarense.


A Juventude Bracarense foi a primeira claque organizada do SC Braga. Nasceu no início dos anos 80. Mais precisamente em 1981. Corria o ano de 1981 quando a selecção de Itália veio a Braga integrada no estágio para o Mundial de Espanha de 1982 (na qual se veio a sagrar campeã do mundo) e realizou um jogo de treino contra o Braga no estádio 1º de Maio. O Braga apesar de ter dado uma boa réplica acabou por perder o jogo por um bola a zero. Nesse mesmo jogo algumas dezenas de jovens Adeptos do Braga juntaram-se na Superior com bandeiras do Braga e uma grande bandeira de Portugal e apoiaram o Braga até ao final do jogo. Foi a partír desse jogo que esse mesmo grupo de jovens decidiu continuar com esse apoio ao Braga em todos os jogos, pelo menos em casa porque fora era bem mais difícil (os tempos eram outros). A paixão cresceu e passado pouco tempo já conseguiam bons patrocionios para o autocarro e bilhetes baratos e passaram também a apoiar o seu clube fora de portas, principalmente ao Bessa e a Guimarães. Com o passar do tempo o grupo foi acompanhando o Braga para todo o lado e as viagens eram efectuadas nos autocarros da TUB (Transportes Urbanos de Braga). Muitas foram as viagens. Penafiel, Campomaior, Bessa, Belém, Guimarães, Portimão, Chaves, Alvalade, Faro, Espinho, etc. Naquela altura praticamente todos os elementos do grupo tínham uma camisola com o nº 12 nas costas (12º jogador). As reuniões do grupo eram às sextas à noite na sede do clube, no edifício onde agora está o Hotel Ibis e onde se preparava o jogo desse fim de semana. O grupo chegou a ter cerca de 200 elementos.

Bons tempos em que o futebol era para os Adeptos. Os jogos eram quase todos os jogos ao domingo e não havia transmissões televisivas.

Ps: Estas informações acerca da Juventude Bracarense foram retiradas por mim do site SuperBraga. Fiz a junção de toda a informação que recolhi do site e coloquei aqui a história do grupo. Segundo sei o comentador Luís Freitas Lobo foi um dos fundadores deste grupo. Gostava que alguém de direito me confirmasse esta informação através do e-mail do blog.